CULTURA

  • Jorge Campos

À Procura de um Fado

Atualizado: 6 de Nov de 2020


Foto de Olívia da Silva

Este pequeno filme chama-se À Procura de um Fado e é uma homenagem a Francisco de Vasconcelos, poeta e fundador do Grupo Serenata de Coimbra. A ideia partiu do Grupo de Fados do ISEP, umas das escolas do IPP, cujo maior entusiasta era um jovem de nome Filipe Pinheiro, um tipo estupendo de quem fiquei amigo. Na altura, em 2009, eu estava no Departamento de Artes da Imagem da ESMAE, outra escola do IPP, e decidimos fazer o filme com os meios próprios disponíveis.

Rodado e fotografado em apenas um dia - utilizei imagens em movimento e as sempre magníficas imagens fixas da minha colega e amiga Olívia da Silva - À Procura de um Fado permitiu-me conhecer Francisco de Vasconcelos e a mulher, um casal maravilhoso. Só por isso já teria valido o esforço. Mas permitiu-me também ficar a conhecer melhor um determinado imaginário e lidar com um grupo de jovens fantásticos ligados a uma tradição académica à qual eu nunca antes prestara grande atenção, salvo tratando-se do Zeca e do Adriano. Estes estavam, afinal, na mesma linha.

Nunca mais vi o filme, salvo quando não há muito tive notícia do falecimento de Francisco de Vasconcelos e me lembrei então de o ter disponibilizado ao Lugar do Real.


Quem quiser pode vê-lo aqui.

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Poeta