top of page

CULTURA

Na penumbra da memória, soldados

Foto do escritor: Jorge CamposJorge Campos

Atualizado: 29 de mai. de 2023


Otto Dix - A Guerra (Der Krieg). 1932. Galerie Neue Meister, Dresden

Quando chegou a hora do combate a manhã inteira estremeceu. Incertos do papel que lhes cabia no palco onde outros encenavam tragédias de traidores e de heróis, os soldados ocuparam posições. Depois o tempo ficou suspenso ditando suas leis elementares. Tal como outras do passado, guardadas na penumbra da memória à margem da história oficial, foi uma batalha terrível. Apregoados os feitos sonoros calaram-se as armas e um vento mortífero soprou. E no campo da anunciada glória ficaram só pedras e raízes expostas e mortos de olhos abertos feridos de um súbito, insustentável espanto.


Dezembro, 1977



Foto de Alexander Gardner, Guerra Civil Americana,1863

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
gatos

gatos

Comments


Ensaios, conferências, comunicações académicas, notas e artigos de opinião sobre Cultura. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes  quando se justificar.

 

Ensaios, conferências, comunicações académicas, textos de opinião. notas e folhas de sala publicados ao longo de anos. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes quando se justificar.

Arquivo. Princípios, descrição, reflexões e balanço da Programação de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, da qual fui o principal responsável. O lema: Pontes para o Futuro.

Estático
Iluminação Camera

Notas, textos de opinião e de reflexão sobre os media, designadamente o serviço público de televisão, publicados ao longo dos anos. Textos  de crítica da atualidade.

televisão sillouhette

Atualidade, política, artigos de opinião, textos satíricos.

Textos avulsos de teor literário nunca publicados. Recuperados de arquivos há muito esquecidos. Nunca houve intenção de os dar à estampa e, o mais das vezes, são o reflexo de estados de espírito, cumplicidades ou desafios que por diversas vias me foram feitos.

Notas pessoais sobre acontecimentos históricos. Memória. Presente. Futuro.

Imagens do Real Imaginado (IRI) do Instituto Politécnico do Porto foi o ponto de partida para o primeiro Mestrado em Fotografia e Cinema Documental criado em Portugal. Teve início em 2006. A temática foi O Mundo. Inspirado no exemplo da Odisseia nas Imagens do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura estabeleceu numerosas parcerias, designadamente com os departamentos culturais das embaixadas francesa e alemã, festivais e diversas universidades estrangeiras. Fiz o IRI durante 10 anos contando sempre com a colaboração de excelentes colegas. Neste segmento da Programação cabe outro tipo de iniciativas, referências aos meus filmes, conferências e outras participações. Sem preocupações cronológicas. A Odisseia na Imagens, pela sua dimensão, tem uma caixa autónoma.

Todo o conteúdo © Jorge Campos

excepto o devidamente especificado.

     Criado por Isabel Campos 

bottom of page