top of page

CULTURA

O que é o IRI?

Foto do escritor: Jorge CamposJorge Campos

Atualizado: 2 de mar. de 2021



O Ciclo de Fotografia e Cinema Documental Imagens do Real Imaginado é uma iniciativa dos Cursos de Tecnologia da Comunicação Audiovisual e de Tecnologia da Comunicação Multimédia da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto que se realiza anualmente em Novembro. Vai agora entrar na sua 6ª edição denominada Rosto Transversal.

O Ciclo não se destina a competir com os festivais, é antes um fórum de reflexão sobre matérias que sendo do âmbito dos planos curriculares interessa igualmente ao público em geral numa perspectiva de abertura da escola à comunidade. Foi concebido em função de três eixos estratégicos:


- como forma de dar maior visibilidade ao Curso, estreitando os laços com o exterior e, em particular, com o meio profissional onde, aliás, tem tido grande aceitação, na perspectiva da adequação à Declaração de Bolonha;


- promover a internacionalização através de um número sempre crescente de parcerias e proporcionar aos estudantes o contacto directo com obras, artistas e especialistas cuja acessibilidade, de outro modo, seria praticamente impossível;


- lançar as bases de um Mestrado em Produção e Realização Audiovisual (já concretizado) e promover uma linha de formação de novos públicos em função da qual a iniciativa viesse a ter uma importância crescente no panorama cultural da cidade do Porto. 


Todos os objectivos têm vindo a ser integralmente cumpridos. Conta já entre os seus parceiros regulares com a Alliance Française, o Goethe Institut, a Universidade de Newport (UK), o Instituto de Cinema e Audiovisual e o Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde. De ano para ano tem vindo a conquistar um número crescente de público, na sua maioria jovem. A última edição, cujo tema foi O Poder das Imagens, marcou oficialmente a abertura do Mestrado, serviu para fazer a ante estreia do documentário O Meu Coração Ficará no Porto sobre o dia 14 de Maio de 1958, data da célebre acção de campanha do General Humberto Delgado e deu a ver trabalhos em parceria com outras escolas do universo IPP no âmbito da criação e execução de partituras musicais especialmente concebidas para clássicos do cinema francês e alemão.


Todas as edições são programadas em função de um tema cuja abordagem se faz em termos da exibição comentada de filmes, fotografias, projectos multimédia e outras intervenções como sejam masterclasses, conferências e workshops. Há sempre um espaço para mostras de trabalhos de professores e estudantes dos Cursos, bem como de outras escolas portuguesas e sobretudo estrangeiras, no âmbito das relações internacionais entretanto estabelecidas. A designação para o ano em curso é Rosto Transversal e obedece a um conjunto de declinações que toma a centralidade do rosto como elemento de referência no contexto de uma abordagem transversal das artes.


Habitualmente, o Ciclo é programado uma vez feito o balanço da edição anterior pelas partes envolvidas e após a publicação dos materiais correspondentes, os quais cumprem, igualmente, uma função de divulgação. O balanço tem lugar em Janeiro, logo aí ficando acordado o tema da edição seguinte, bem como uma lista de possibilidades que é afinada em Março e Abril e concluída em finais de Maio, princípios de Junho.

Jorge Campos

247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
O Poeta

O Poeta

Comments


Ensaios, conferências, comunicações académicas, notas e artigos de opinião sobre Cultura. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes  quando se justificar.

 

Ensaios, conferências, comunicações académicas, textos de opinião. notas e folhas de sala publicados ao longo de anos. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes quando se justificar.

Arquivo. Princípios, descrição, reflexões e balanço da Programação de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, da qual fui o principal responsável. O lema: Pontes para o Futuro.

Estático
Iluminação Camera

Notas, textos de opinião e de reflexão sobre os media, designadamente o serviço público de televisão, publicados ao longo dos anos. Textos  de crítica da atualidade.

televisão sillouhette

Atualidade, política, artigos de opinião, textos satíricos.

Textos avulsos de teor literário nunca publicados. Recuperados de arquivos há muito esquecidos. Nunca houve intenção de os dar à estampa e, o mais das vezes, são o reflexo de estados de espírito, cumplicidades ou desafios que por diversas vias me foram feitos.

Notas pessoais sobre acontecimentos históricos. Memória. Presente. Futuro.

Imagens do Real Imaginado (IRI) do Instituto Politécnico do Porto foi o ponto de partida para o primeiro Mestrado em Fotografia e Cinema Documental criado em Portugal. Teve início em 2006. A temática foi O Mundo. Inspirado no exemplo da Odisseia nas Imagens do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura estabeleceu numerosas parcerias, designadamente com os departamentos culturais das embaixadas francesa e alemã, festivais e diversas universidades estrangeiras. Fiz o IRI durante 10 anos contando sempre com a colaboração de excelentes colegas. Neste segmento da Programação cabe outro tipo de iniciativas, referências aos meus filmes, conferências e outras participações. Sem preocupações cronológicas. A Odisseia na Imagens, pela sua dimensão, tem uma caixa autónoma.

Todo o conteúdo © Jorge Campos

excepto o devidamente especificado.

     Criado por Isabel Campos 

bottom of page