top of page

Jorge Campos

em atualização

Professor Universitário, Documentarista, Jornalista, Programador Cultural

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Santiago de Compostela é professor do Ensino Superior, jornalista, cineasta e programador cultural. Lecionou unidades curriculares de Cinema e Jornalismo em diversos estabelecimentos do ensino superior, designadamente a Universidade do Porto, Universidade Católica, Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto e Universidade da Maia. Como jornalista trabalhou na Imprensa, Rádio e Televisão, designadamente na RTP, durante 25 anos. Na sua filmografia cabem obras sobre diversas figuras de referência da vida portuguesa, entre as quais, o General Humberto Delgado, Mário Cláudio, Martins Sarmento, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Nadir Afonso, Teixeira Gomes, José Rodrigues e Fernando Lanhas. Premiado e distinguido por diversas vezes e em diferentes áreas, designadamente com um Gazeta de Televisão do Clube de Jornalistas e um Prémio Especial da Universidade de Santiago de Compostela, assina numerosos artigos sobre Cinema, Cultura e Media. Foi o programador responsável pela área de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, bem como do ciclo de Fotografia e Cinema Documental Imagens do Real Imaginado (IRI) do Instituto Politécnico do Porto. Entre 2015 - 2018, foi deputado independente eleito nas listas do Bloco de Esquerda e vice-Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação Social e Juventude da Assembleia da República. Participa regularmente em iniciativas relacionadas com o Cinema e com as Ciências da Comunicação, quer no âmbito da Universidade, quer de festivais nacionais e internacionais, do poder local e de associações cívicas e culturais. Nasceu em 6 de dezembro de 1947, no Porto. 

Experiência Profissional

abril de 1974 - setembro de 2003 

setembro de 1980-julho de 2012

setembro de  1998-

Cineasta e Jornalista

 

Filmografia:

- Diogo Vasconcelos - Co-produção  DAI-ESMAE/ CM Porto, Série Porto de Futuro, 2012 Doc  10’00’’ com Diogo Vasconcelos equipa artística: Francisco Vidinha (imagem), Marco Conceição (som), João Paulo Gomes (montagem), José Quinta Ferreira (produção)  

- Martins Sarmento: o tempo passado é já tempo futuro – Encomenda de Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012 – Co-Produção Guimarães 2012 , Vigília, DAI-ESMAE, 2012 Doc. 53’00’’ com José Luís Tinoco, Amaro das Neves, Gonçalo Cruz e Marta Almendra equipa artística: Olívia Marques da Silva (Fotografias), Carlos Filipe Sousa (imagem), Fernando Teixeira (som), José Alberto Pinheiro (montagem), Dimitris Andrikopoulos (música), José Quinta Ferreira e Cristiana Gaspar (produção)  

- Nadir Afonso: o tempo não existe - Co-produção  Fundação Nadir Afonso, Vigília, DAI-ESMAE, 2011 Doc. 53’00’’ com Nadir Afonso, Laura Afonso e José Luís Tinoco  equipa artística: Olívia Marques da Silva (Fotografias), Carlos Filipe Sousa (imagem), Fernando Teixeira (som), José Alberto Pinheiro (montagem), Dimitris Andrikopoulos (música), José Quinta Ferreira (Produção)

 - Sandra Sousa - Co-produção  DAI-ESMAE/ CM Porto, Série Porto de Futuro, 2010 Doc 9’00’’ com Sandra Sousa equipa artística: Francisco Vidinha (imagem), Marco Conceição (som) João Paulo Gomes (montagem), José Quinta Ferreira (Produção)

 - Improvisation, à propos des Caravanes des Dix Mots - Co-Produção DAI-ESMAE/ Serviços Culturais da Embaixada de França, 2010 Doc/ Experimental 13’00’’ – edição em DVD para os serviços culturais das embaixadas de França em todo o mundo Com Joceliyn Bonnevare, Olivier Letá e Sofia Lourenço ( e estudantes de Múíca, Tetaro e Cinema da ESMAE) equipa artística: Olívia Marques da Silva (Fotografias), Francisco Vidinha (imagem), Marco Conceição (som), João Paulo Gomes (montagem), José Quinta Ferreira e Maria João Cortesão (produção)

 - Raquel Seruca - Co-produção  DAI-ESMAE/ CM Porto, Série Porto de Futuro, 2010 Doc 9’00’’ com Raquel Seruca equipa artística: Francisco Vidinha (imagem), Marco Conceição (som), João Paulo Gomes (montagem), José Quinta Ferreira (produção)

 - À procura de um fado - Laboratório Multimédia ESMAE,  2009 doc 25’00’’  - Joana Queirós Ribeiro, Co-produção  DAI-ESMAE/ CM Porto, Série Porto de Futuro, 2009 Doc 9’00’’ com Joana Queirós Ribeiro equipa artística: Manuel Taboada (imagem), Marco Conceição (som), João Paulo Gomes (montagem), José Quinta Ferreira (produção)

 - O meu coração ficará no Porto - Serviços de Vídeo do IPP, co - Produção ESMAE/ IPP – Governador Civil do Porto, 2008 Doc 55’00’’ – edição em DVD com o Jornal de Notícias (60 mil exemplares) com Iva Delgado, Jorge Alves, António Saiote, Coelho dos Santos  equipa artística: Carlos Filipe Sousa, Jorge Lopes, João Paulo Gomes (imagem), Marco Conceição (som), Jorge Lopes (montagem), Sinfoneta e Grupo de Clarinetes da ESMAE (música), José Quinta Ferreira e Maria João Cortesão (Produção)  

- Humanidades - produção independente para a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2004 Doc 30’00’’ – edição em DVD para efeito de promoção e divulgação da Faculdade de Letras do Porto Com Jorge Alves e outros professores e estudantes de Humanidades da Unoversidade do Porto Coreografia de Norbetrto Barroca  

- Elvis, a última tentação, RTP, 2002 Doc 9’00’’ Trabalho sobre imagens de arquivo Montagem: Eduardo Quelhas

 - Lanhas, o mais desirmanado, RTP, 2001 Doc 57’00’’ Com Fernando Lanhas e Rui Mário Gonçalves  - A História da Indústria em Portugal, seriado documental, uma co-produção RTP/AEP em seis episódios de 40’ 00’’, 2000 Com Jorge Alves, Belmiro de Azevedo, Américo Amorim e outros Equipa técnica: Guilherme Costa Imagem

 - Manuel Teixeira Gomes – Um Português Singular, RTP, 1998  

- Gente do Rio, Memória do Mar, RTP, 1998

 - Santos e Pescadores – Rostos e Naufrágios, RTP, 1997, 25´:00

 - Fernando do Vale: nascido em 1900, RTP, 1997, 60´:00

- Galápagos – As Ilhas Encantadas, RTP, 1996, 25´:00

 - Ecuador – Na terra do ter e de não ter, RTP, 1996, 55´:00 

- “Tuaregues” no Tecto do Mundo, RTP, 1995, 60´:00

- Nadir, RTP, 1994  

- Torga, RTP, 1994  

- A Regata do Infante, RTP, 1994

 - Eugénio de Andrade – Rosto Precário, RTP, 1993

 - Eugénio de Andrade – O Poeta, RTP, 1993

 - José Rodrigues, construtor de histórias, RTP, 1993  

- Sexualidade e Mass Media, RTP, 1991  

Realizou documentários para televisão sobre as primeiras edições do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) e do Festival de Cinema do Porto (FANTASPORTO);

 Realizou dois filmes focando aspectos particulares da realidade portuguesa, um sobre a aldeia Comunitária de Vilarinho das Furnas (1982), outro sobre o Rio Minho (1992);  

Autor de diversos filmes monográficos sobre os concelhos de Portugal, os quais foram exibidos no início dos anos 80 no programa da RTP denominado Respublica.


Jornalista profissional (actividade principal) desde de 10 de Abril de 1974 a Setembro de 2003 com experiência na Imprensa, Rádio e Televisão.  

Televisão;

Comentador residente da RTPN de 2002 a 2006;
25 anos nos quadros da RTP (1978-2003) durante os quais exerceu essencialmente funções de repórter tendo realizado numerosos trabalhos nessa qualidade cobrindo todas as áreas da actualidade nacional e internacional, com destaque para matérias da área cultural;
Concebeu, programou e apresentou durante 13 semanas no ano de 2002 o Programa Odisseia nas Imagens na RTP 2, uma extensão da Programação do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, no qual  foi exibido e comentado um número significativo de clássicos e obras contemporâneas do cinema documental;

A partir de meados dos anos 90, trabalhou essencialmente em documentários para televisão tendo filmado em diversos países europeus, entre os quais o Reino Unido, França, Noruega e Rússia, bem como no Círculo Polar Ártico, Brasil, diversas regiões da Amazónia, Equador e nas Ilhas Galápagos.  

 

Rádio


Director de Informação da Rádio Activa do Porto em 1986/87;
Realizou e apresentou “Primeiro Plano”, um programa de entrevistas pelo qual passaram personalidades da vida política portuguesa;

Produziu e realizou “Fragmentos” um programa radiofónico de cultura e entretenimento pelo qual passaram diversas personalidades da vida cultural portuguesa.
 

Imprensa

 

Quatro anos nos quadros de O Comércio do Porto (1974-1978);

Acompanhou de perto a actualidade política no período posterior a 25 de Abril de 1974;

Fez crítica de cinema e jornalismo cultural.


Jornalismo: Formação complementar/ Estágios

- Visita de estudo à BBC (departamento de documentários) em 2001

- Visita de estudo à Rede Globo no Rio de Janeiro em 2000

- Curso de Informática realizado no âmbito de acções de formação da RTP (1999)

- Visita de estudo à TVE em Madrid em 1992

- Curso completo de Inglês do American Language Institute (Proficiency) 1992

- Estágio de 3 semanas na TV Galiza promovido pelo Centro de Formação de Jornalistas do Porto em 1990

- Curso de aperfeiçoamento para jornalistas de televisão da Fundação Fulbright em colaboração com a RTP no Porto de 27 a 31 de Março de 1989

- Visita de estudo de 2 semanas em 1988 aos principais meios de comunicação soviéticos em Moscovo e Minsk com o intuito de recolher informação sobre os efeitos da Perestroika nesse domínio

- Visita de estudo à BBC em Londres em 1986

- Curso de aperfeiçoamento de Reportagem e Realização de Televisão orientado por Faria de Almeida, na RTP (Lisboa), em 1980

- Curso de jornalismo audiovisual no Centro de Formação da RTP, em Lisboa, orientado por por Philipe Dominique do Centre de Formation des Journalistes de Paris (CFJ), em 1979 (3 meses)
- Curso de jornalismo audiovisual no Centro de Formação da RTP, em Lisboa, orientado por Edouard Guibert do Institute National de l’ Audiovisuel de Paris (INA), 1978 (1 mês)  
- Visita de estudo à Radio-Televisão Suíça em Genéve em 1977

- Visita de estudo de 2 semanas em 1976 aos principais títulos da imprensa alemã em Bona, Colónia e Dusseldorf .       

Professor do Ensino Superior desde 1987 (actividade principal desde 2003) 

 -  2011-2012 – Diretor dos Laboratórios Multimédia da Esmae

-  2010-2011 –  Membro do Conselho Científico da ESMAE
-  2010-2011 - Assessor da Coordenação do Curso de Comunicação da Tecnologia Audiovisual do Instituto Politécnico do Porto. Responsável pela área científica de Estudos Visuais.  
-  2010-2011 - Responsável pela área de Cinema Documental do Mestrado em Comunicação Audiovisual da ESMAE.
- 2010-2011 - Docente da unidade curricular de Contexto e Análise de Narrativas do Mestrado em Comunicação Audiovisual da ESMAE. - 2010-2011 – Docente de unidades curriculares de Cinema no curso de 1º Ciclo  - Tecnologia da Comunicação Audiovisual (TCAV) do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE.
- 2009-2010 –  Membro do Conselho Científico da ESMAE - 2009-2010 – Membro do grupo de trabalho do European League of Institutes of Arts (ELIA), em representação da ESMAE, do projecto TUNING FOR FILM /SCREEN ARTS EDUCATION com reuniões em Dublin, Amesterdão e Porto.
-  2009-2010 – Director do Laboratório Multimédia da ESMAE.
-  2009-2010 –  Orientador da unidade curricular de Projecto na área de Cinema Documental do Mestrado em Comunicação Audiovisual da ESMAE. -  2009-2010 – Docente de unidades curriculares de Cinema no curso de 1º Ciclo  - Tecnologia da comunicação Audiovisual(TCAV) do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE.
- 2008-2009 – Co-responsável pela área de Cinema Documental do Mestrado em Produção e Realização (Ramo Fotografia e Cinema Documental) do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual da ESMAE.

- 2008-2009 - Docente da unidade curricular de Contexto e Análise de Narrativas do Mestrado em Produção e Realização Audiovisual acima mencionado.

- Desde 2003-2004 - Assessor da Coordenação do Curso de Comunicação da Tecnologia Audiovisual do Instituto Politécnico do Porto. Responsável pela área científica de Estudos Visuais.  

- Desde 2003-2004 - Lecciona as unidades curriculares de História do Cinema e da Televisão, Argumento e Linguagem Audiovisual, Análise de Filmes, Estética da Fotografia e do Cinema e Projecto.

- 2005-2006 - Integra o Grupo de Trabalho para o ‘Processo de Registo de Adequação dos Ciclos de Estudos do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual’.

- 2004-2005 - Integra o Grupo de Trabalho para o ‘Processo de Auto-avaliação  do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual’.

- Lecciona disciplinas do âmbito do Cinema, Televisão, Jornalismo e das Ciências da Comunicação em estabelecimentos do Ensino Superior desde meados dos anos 80.

- Lecciona Teorias da Comunicação Social (de 2000 a 2003) e Teorias do Cinema (de 2001 a 2003) no Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  

- Lecciona a disciplina O Documentário na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (2002 e 2003).
- Coordenador da especialização em Documentário do Mestrado de Cultura e Comunicação do Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2002-2003).
- Programador e coordenador Pós-Graduação em Documentário: o Desafio do Real na Faculdade de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto no ano Lectivo 2001/2002.
- Membro da Comissão que elaborou o modelo de Estudos Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2000/ 2001).

- Membro da Comissão de Acompanhamento do Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999/ 2000/ 2001/ 2002).

- A partir de meados dos anos 80 e nos anos 90 leccionou Teorias da Comunicação Social e Televisão na Escola Superior de Jornalismo do Porto, tendo sido por diversas o coordenador responsável pela área de Televisão. 

Listagem de participações em provas públicas para atribuição do título de Especialista em Artes – Cinema – Realização

 

Candidato:

Vítor Gonçalves (cineasta)

Júri:

Prof. Doutor Paulo Alexandre, Professora Doutora. Leonor Areal, Prof. Doutor Jorge Campos, Engenheiro José Manuel Costa, Prof. Alberto Seixas Santos, Realizador José Leitão

Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa 2012.

 

Candidato:

Manuela Viegas (cineasta)

Júri:

Prof. Doutor Paulo Alexandre, Prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida, Prof. Doutor Jorge Campos, Engenheiro José Manuel Costa, Prof. Alberto Seixas Santos, Professora Doutora Leonor Areal

Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa 2012.

 

Candidato:

Joaquim Sapinho (cineasta)

Júri:

Prof. Doutor Paulo Alexandre, Prof. Doutor Alexandre Melo, Prof. Doutor Jorge Campos, Engenheiro José Manuel Costa, Prof. Alberto Seixas Santos, Realizador António Escudeiro

Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa 2011.

 

Listagem de participações em Júris de Mestrado

 

Candidato:

Luís Mendonça

Morris Engels: o elo perdido

Júri:

Prof. Doutor João Mário Grilo, Prof. Doutor José Mendes, Prof. Doutor Jorge Campos

Universidade Nova de Lisboa, Junho de 2011

 

Candidato:

Ana Joana Amorim

O meu bairro também brinca

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Prof. Doutor José Ribeiro, Prof. Doutor Jorge Campos

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Nuno de Abreu Tudela

Livro de Ponto

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Prof. Doutora Manuela Penafria, Prof. Doutor Jorge Campos

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Bárbara Lopes Veiga

Viagem até casa

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Prof. Doutora Manuela Penafria, Prof. Doutor Jorge Campos

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Ana Campina Viegas

Relatório/ Estágio

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Realizador Rui Nunes, Prof. Doutor Jorge Campos, Mestre Quinta Ferreira

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Jorge Manuel Figueiredo

O spot publicitário

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Prof. Doutor Paulo Cardoso, Prof. Doutor Jorge Campos, Mestre Quinta Ferreira

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

José Miguel Moreira

A Parideira

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Prof. Doutor José Ribeiro, Prof. Doutor Jorge Campos, Mestre Quinta Ferreira

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Arlindo Matias Cid

A Parideira

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Prof. Doutor Luís Nogueira, Prof. Doutor Jorge Campos, Mestre Quinta Ferreira

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Vasco Josué da Silva Pereira

A Parideira

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Prof. Doutor Costa Valente, Prof. Doutor Jorge Campos, Mestre Quinta Ferreira

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

João Paulo Lopes

Cinema

Júri:

Prof. Doutora Olívia Marques da Silva, Prof. Doutor José Ribeiro, Prof. Doutor Jorge Campos

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Canidtdato:

Joana Bastos Rodrigues

O Cinema Nativo Americano Contemporâneo: Expressão da Identidade Postindian

Júri:

Prof. Doutor João Mário Grilo, Prof. Doutor Jorge Campos, Prof. Doutor José Mendes

Universidade Nova de Lisboa, Março de 2010

Orientação de Doutoramento

Candidato:

Carlos Ruiz Carmona

 

Orientação de mestrados em Comunicação Audiovisual

Especialização em Cinema Documental

 

Candidato:

Ana Joana Amorim

Documentário

O meu bairro também brinca

Instituto Politécnico do Porto, 2009 – 2010

 

Candidato:

Dânia Lucas

Documentário:

ENTRE O CÉU E A SERRA –  OS TRABALHOS DE MANUEL DO PALHEIRO”

género: documentário

duração: 1h10?

ano de produção: 2011

formato: hdv

Prémio:

 - Prémio Primeiro Olhar

Menção Honrosa

XII Encontros de Viana

(8 a 13 de Maio de 2012)

 

Instituto Politécnico do Porto, 2009 - 2010

 

Candidato:

Nuno de Abreu Tudela

Documentário:

Livro de Ponto

Instituto Politécnico do Porto,  2009 -  2010

 

Candidato:

Bárbara Lopes Veiga

Documentário:

 

Viagem até Casa

género: documentário

duração: 20’

ano de produção: 2010

formato: hdv

 

Prémios:

Grande Prémio | 8º MIFEC | ESAP

8ª Mostra Internacional de Escolas  de Cinema

Organização da Escola Superior Artística do Porto

(24 a 28 de Maio de 2011)

            - Prémio Primeiro Olhar | Cineclubes

XI Encontros de Viana

(6 a 8 de Maio de 2011)

 

Instituto Politécnico do Porto, 2009 .-  2010

 

Candidato:

João Paulo Lopes

Documentário:

Cinema

Instituto Politécnico do Porto, 2009 - 2010

Orientação de mestrados em Comunicação Audiovisual

Especialização em Produção e Realização Audiovisual

Candidato:

Ana Campina Viegas

Estágio/ Relatorio

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Jorge Manuel Figueiredo

Estágio/ Relatório

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

José Miguel Moreira

Curta Metragem:

A Parideira

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Arlindo Matias Cid

Curta Metragem:

A Parideira

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Candidato:

Vasco Josué da Silva Pereira

Júri:

Curta Metragem:

A Parideira

Instituto Politécnico do Porto, Dezembro de 2010

 

Orientação de projectos premiados de estudantes finalistas de 1ª Ciclo do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual do Departamento de Artes da Imagem (ESMAE)

Candidato:

 

Andreia Teixeira

LATITUDES

género: documentário

duração: 14’

ano de produção: 2007

 

Prémio:

- Melhor Fotografia Portuguesa

5ª Mostra Internacional de Escolas de Cinema

Organização do

Curso de Cinema e Audiovisual / Escola Superior Artística do Porto

(ESAP 13 a 17 de Maio de 2008)

 

Candidato:

Dánia Lucas

GENTES DO MAR

género: documentário

duração: 30’

ano de produção: 2006

formato: cdv

Prémios:

Prémio Primeiro Olhar | Cineclubes

VIII Encontros de Viana

(5 a 11 de Maio de 2008)

- Take One!

Prémio para o melhor filme da competição Take One! - Avid, Restart, Agência da Curta Metragem do Festival Internacional de Curtas-metragens de Vila do Conde 2007

Participações/Exibições:

Março de 2008 – Exibição dia 2 (Domingo) às 00.50h no programa Onda Curta da RTP 2

Fevereiro 2008 – Exibição dia 29 às 17h15m, secção Curtas-Metragens do Panorama do Cinema Português no âmbito do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto

Dezembro 2007 - Cine Clube de Vila do Conde

Novembro 2007   Fest   Festival de Cinema e Vídeo Jovem de Santa Maria da Feira

Outubro 2007   DocLisboa 07- Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa

 

 07/2007 - Prémio Take One – Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, com o filme “Gentes do Mar”.

10/2007 – DocLisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa - “Gentes do Mar” seleccionado para Competição Nacional.

11/2007 – Fest – Festival de Cinema e Vídeo Jovem de Santa Maria da Feira - “Gentes do Mar” seleccionado para Prémio de Melhor Documentário.

02/2008 – FantasPorto – Festival Internacional de Cinema do Porto, com o filme “Gentes do Mar”.

03/2008 – Onda Curta – RTP2 – Transmissão televisiva do filme “Gentes do Mar”.

03/2008 – “Gentes do Mar” em sessão pública no café Ritz, na Póvoa de Varzim.

04/2008 – Universidade do Minho - Apresentação do filme “Gentes do Mar” para Grupo de Alunos de Comunicação Social (GACSUM).

04/2008 - Festibérico Festival de Cinema Português e Espanhol, Holanda

05/2008 - Encontros Internacionais de Viana do Castelo - Prémio Primeiro Olhar e Prémio Primeiro Olhar Cineclubes.

07/2008 – Projecção do filme “Gentes do Mar” no Museu de Aljustrel.

09/2008 – Sextas do Documentário - Cine-Teatro de Alcobaça.

10/2008 – U-Frame – Festival Internacional de Vídeo Universitário do Porto – Menção  Honrosa do Prémio para Melhor Documentário.

 

Candidato:

Rui Costa

BOM DIA, NOITE

género: documentário

duração: 13’

ano de produção: 2006

formato: dvcpro

Prémio:

Primeiro prémio ex-adequo da secção competitiva Primeiro Olhar

VII Encontros de Viana 2007

 

Listagem das participações em Júris de avaliação de Monografias para obtenção de Diploma no Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Jornalismo Internacional na Escola Superior de Jornalismo do Porto (1992 – 1999)

 

Arguente

Informação em Televisão: Um trabalho colectivo – Viagem de um estagiário pelo alinhamento de um jornal, Maria Isabel da Silva Freire Moreira, 08/03/1999

Arguente

O embargo norte-americano a Cuba, Maria Alexandra A. C. Menezes Gandra, 18/12/1998

Arguente

O silêncio na comunicação, Maria Teresa da Silva Machado, 13/07/1998

Vogal

O debate politico televisivo – Jorge Sampaio e Cavaco Silva na campanha presidencial de 1995, Rita Santa Rosa Pinho de Miranda, 23/07/1997

Arguente

Cinema, Televisão e Violência – O contributo dos meios de comunicação audiovisual para a violência na sociedade, Jorge Manuel dos Santos Gonçalves, 30/06/1997

Vogal

Futebol produto de televisão e jornais? Ou jornais e televisão produto de futebol?, Maria da Luz Ferreira de Sousa, 03/06/1997

Arguente

O olhar – Para uma leitura da imagem, Isabel Paula Jorge Mendonça Monteiro, 27/05/1997

Vogal

A linguagem da imagem, Sandra Inês Andrade Ramos Cruz, 03/02/1997

Vogal

Informação – Espectáculo, Sandra Maria Rodrigues de Sousa, 31/10/1996

Arguente

Automatismos da instantaneidade: O logro não acaba aqui, Isabel Maria Ferreira de Sousa Leal, 04/04/1996

Arguente

O poder politico e a televisão em Portugal, Ana Teresa Correia Mansilha, 23/02/1996

Vogal

Televisão e Escola: Dois mundos do aluno – Do antagonismo à coexistência pacífica, Jacinta Maria Oliveira Monteiro Soares, 14/02/1996

Arguente

A RTP e a TVE Internacional no mundo, Cláudia Margarida A. Leite Santos, 10/05/1995

Arguente

O Mito McLuhan – Crítica a uma teoria dogmática da Comunicação, José Augusto Velho Dantas, 21/04/1995

Arguente

A Televisão em Portugal, Cristina Teresa Salvador Rebelo Santos, 14/07/1994

Vogal

A 2ª Civilização e a Imprensa Moçambicana, Rui Júlio Machango, 20/12/1993

Vogal

Cinema, Televisão e Jornalismo, Dina Isabel Mota Cristo, 15/12/1993

Vogal

De como à noite todos os gatos são pardos, José Adolfo Vidal, 01/09/1993

Vogal

“Overdose” Informacional – Análise do paradoxo sobreinformação/ subinformação no contexto dos processos produtivos dos media norte-americanos e europeus, Hélder Manuel Ferreira Bastos, 05/05/1993

Vogal

A Televisão e a Criança, Daniel do Rosário Medina, 16/10/1992

Vogal

Protecção Civil no Distrito de Aveiro, Helena dos Santos Valente, 25/09/1992

Programador Cultural

Desde 2009 - Programador responsável pelo Laboratório de Ideias do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE - Instituto Politécnico do Porto

Desde 2003 - Programador responsável pelo Ciclo de Fotografia e Cinema Documental “Imagens do Real Imaginado” do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE - Instituto Politécnico do Porto

 

1999-2002 Programador responsável pelas áreas de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura

 

Como Programador Cultural, de Março de 1999 a Março de 2002 foi o responsável pela área de Cinema, Audiovisual e Multimédia da Sociedade Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Nessa qualidade concebeu e levou à prática, à frente de uma equipa multidisciplinar, a Odisseia nas Imagens, iniciativa modular com a duração de dois anos que integrou os planos curriculares de diversos estabelecimentos de ensino superior e promoveu a produção e realização de cerca de uma centena de filmes escolares.

 

A Odisseia nas Imagens, que prestou uma atenção particular ao Documentário, passou 791 filmes exibidos em 324 sessões e proporcionou uma abordagem única a obras primas do cinema, muitas vezes comentadas in loco por algumas das vozes mais autorizadas em todo o mundo. No âmbito dessa iniciativa, coordenou as participações individuais, que se contaram em 637, estabeleceu 113 parcerias institucionais dentro e fora do País, as quais permitiram a concretização dos múltiplos eventos da Programação, e promoveu 42 acções de formação distribuídas pelas áreas do cinema, televisão e multimédia. Definiu as linhas de promoção estratégica da Odisseia nas Imagens junto dos meios de comunicação social, bem como a sua política de publicações.

 

images (1).jfif

Prémios e distinções

Santos e Pescadores - Rostos e Naufrágios (Menção Honrosa na categoria de reportagem na Mostra Atlântica de Televisão; Selecção Oficial do CIRCOM), RTP, 1997. 

Galápagos - As Ilhas Encantadas (Açor de Bronze na categoria de Reportagem na Mostra Atlântica de Televisão), RTP, 1996. 

“Tuaregues” no Tecto do Mundo (Menção Honrosa Melhor Documentário Português no Festival de Cinema Documental da Amascultura), RTP, 1995.  

Nadir (Prémio Gazeta de Televisão do Clube de Jornalistas, Prémio de Cultura Sampaio Bruno do Clube de Jornalistas do Porto, Menção Honrosa do Clube Português de Imprensa, Selecção Oficial do Festival du Scoop et Journalisme deAngers), RTP, 1994. 

Torga (Menção Honrosa do Clube Português de Imprensa), RTP, 1994. 

A Regata do Infante (Menção Honrosa do Clube Português de Imprensa), RTP, 1994. 

Eugénio de Andrade – O Poeta (Seleccionado para representar a RTP no Prix Europe de Televisão), RTP, 1993.  

A Caixa Negra - Prémio Vitorino de Sousa do Rotary Club do Porto 1991/1992    atribuída à melhor dissertação do Curso de Estudos Superiores Especializados em Jornalismo Internacional da Escola Superior de Jornalismo do Porto. 

Sexualidade e Mass Media (Prémio de Comunicação do Clube de Jornalistas do Porto), RTP, 1991. 

Publicações sobre Cinema, Televisão, Comunicação e Cultura

-  Documentário: subsídios para um cinema do real – Panorama, 5ª Mostra do Dccumentário Português, Lisboa 2011

- Arqueologia do Documentário Português – AVANCA/  CINEMA, Cine Clube de Avança, 2010 - I.S.B.N. 976-989-96856-0-2

- I Like Gods, I Understand Them - VI Seminário Internacional - Cultura da Imagem – Imagens da Cultura, Centro de Antropologia Visual da Universidade Aberta, 2010

- Regresso ao Real Imaginado - Universidade Presbiteriana McKenzie, São Paulo, Brasil, 2009

-  Rascunhos sobre o documentário no Porto, Revista da ESAP Vinte e um por vinte e um – O Cinema no Porto: o estado da Arte, Porto, 2008

- Continuar a Viver (Os Índios da Meia Praia) in O Cinema Português através dos seus Filmes, coord. Carolin Overoff Ferreira, Campo das Letras, 2007 – I.S.B.N. 978-989-625-182-6

- Memória e Esquecimento – Lura, Ed. Centro Cultural de Vila Flor, 2007

- Da urgência do presente à memória do futuro, docs.pt Revista de Cinema Documental, 03, Apordoc, 2006

- O Documentário Português à procura do seu tempo, Catálogo Panorama (Mosta do Documentário Português), Fórum Lisboa, Apordoc, Videoteca de Lisboa, 2006

- Em defesa de um modelo de serviço público de televisão descentralizado: a segmentação e o caso português – Comuunicación e Cultura en Galicia e Portugal  - Relatórios e Comunicacións do III Congresso Luso-Galego de Estudos Xornalísticos, Consello da Cultura Galega, Santiago de Compostela, 2004

- O Cinanima no Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura (25 Anos A Fazer Ver O Que Deve Ser Claramente Visto), Catálogo do Cinenima 2001, ed. Cooperativa Nascente, 2001.

- Competição, as Regras do Jogo, Catálogo Odisseia nas Imagens, ed. Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, 2001

- Pensar Glocal, Projectar o Futuro, Catálogo Odisseia nas Imagens, ed. Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, 2001

 - Violência e Paixão: os Filmes de Luchino Visconti, Catálogo Visconti, ed. Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, 2001

- Quem é Errol Morris?, Catálogo Mr. Death-A América de Errol Morris, ed. Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, 2001

- Apocalípticos e Integrados – Uma Utopia do Real, Catálogo do Ciclo O Olhar de Ulisses (A Utopia do Real) da Odisseia nas Imagens, ed. Porto 2001, Capital Europeia da Cultura e Cinemateca Portuguesa, 2001

- Fantasporto e Odisseia nas Imagens – Episódios de uma História com pontes para o futuro, Catálogo do Fantasporto 2001, ed. Cooperativa Cinema Novo, 2001

- O Som e a Fúria, Catálogo do Ciclo O Olhar de Ulisses (O Som e a Fúria) da Odisseia nas Imagens, ed. Porto 2001, Capital Europeia da Cultura e Cinemateca Portuguesa, 2000

- Uma Odisseia nas Imagens, Catálogo do Ciclo O Olhar de Ulisses (O Homem e a Câmara) da Odisseia nas Imagens, ed. Porto 2001, Capital Europeia da Cultura e Cinemateca Portuguesa, 2000

- Teatro, Cultura e Visibilidade Mediática: o Caso da Televisão, Revista do Teatro do Noroeste, Viana do Castelo, 2000

 - Publicação do livro “A Caixa Negra – discurso de um jornalista sobre o discurso da televisão”, Jorge Campos, editado pela Fundação Fernando Pessoa, 1995

- Metáforas sobre o Fascismo Português (a propósito de Os Salteadores, de Abi Feijó) texto de 1994 com diversas publicações, nomeadamente in Gaio, António – História do Cinema Português de Animação, Porto 2001- Capital Europeia da Cultura, 2001

Participações 

Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012

Estreia Absoluta

Martins Sarmento: o tempo passado é já tempo futuro

Um filme de Jorge Campos

Encomenda de Guimarães 2012

Autor

Debate moderado por João Lopes

(CAE) São Mamede

Guimarães, 8 de Março de 2012

 

Ciclo Nadir Afonso (Intimidade(s)

Estreia Absoluta

Nadir Afonso: o tempo não existe

Um filme de Jorge Campos

Encomenda da Fundação Nadir Afonso

Autor

Teatro Nacional de São João do Porto

Porto, 6 e 7 de Janeiro de 2012

 

8ª Edição do Ciclo de Fotografia e Cinema Documental Imagens do Real Imaginado

O Cinema e as Artes

Programador

Organização do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE com a colaboração da Alliance Française, Goehte Institut, University of Wales (Newport) e CPF (Centro Português de Fotografia)

Participantes: Miguel Anxoprado, Jorge Campos, Cristina Susigan, Mark Durden, Luís Filipe Rocha, José Alberto Pinheiro, Pedro Sena Nunes, João Lopes, Dânia Lucas, Olívia da SilvaJohn Goto, e Olívia Silva

Biblioteca Almeida Garrett e Teatro Helena Sá e Costa

Porto. 31 de Outubro a 5 de Novembro de 2011

 

11ª Conferência Internacional do Documentário

(A Entrevista no Documentário)

Cinemateca Brasileira

Palestra e Debate com Silvio Tendler; moderação de Sérgio Rizzo

Paritipantes: Marina Goldovskaya, Amir Labaki, Consuelo Lins, Pablo Corro, Esther Hamburger, Elsisabeth Cowie, Michael Renov, Maria Dora Mourão

Cinemateca Brasileira

São Paulo, 7 a 9 de Abril de 2011

 

11ª Conferência Internacional do Documentário

(A Entrevista no Documentário)

Cinemateca Brasileira

Autor

Filmes:

Nadir (1994)

Improvisation, à propos des Caravanes des Dix Mots (2010)

O Meu Coração Ficará no Porto (2008)

Cinemateca Brasileira

São Paulo, 7 a 9 de Abril de 2011

 

7ª Edição do Ciclo de Fotografia e Cinema Documental Imagens do Real Imaginado

Open Documentary

Programador

Organização do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE com a colaboração da Alliance Française, Goehte Institut, University of Wales (Newport), University of Derby e Solae-Galeria de Arte Fotográfica (Vila do Conde)

Participantes: Sarah Pink, José Ribeiro, Margarita Ledo Andión, Susana Sousa Dias,. Adriana Baptista, Rodrigo Areias,  Jorge Campos, André Eckert e Floreal Peleato.

Biblioteca Almeida Garrett e Teatro Helena Sá e Costa

Porto. 2 a 6 de Novembro de 2010

 

Mostras Paralelas 

9º Festival Internacional de Curtas Metragens - FIKE 2010

Autor

Apresentação de O Meu Coração Ficará no Porto

Évora, Outubro de 2010

 

O Cinema no Museu

Produção Regional

18º Festival de Cinema - Curtas de Vila do Conde 2010

Debate

Com João Lopes, Rodrigo Areias, Nuno Rocha, Mónica Baptista e Jorge Campos

Teatro Municipal de Vila do Conde

10 de Julho de 2010

 

VI Seminário Imagens da Cultura/Cuktura das Imagens

Secção Cinema e Sociedade

Coordenador

Com  Maria do Céu Marques, Ariane Cole, Gláucia Davino,  Peter Anton Zoetti, José Gabriel Ferreras e Salvador Martinez Puche

Universidade Portucalense

Porto, 1, 2 e 3 de Julho de 2010

 

 

O 25 de Abril e as suas representações nas imagens 

Convento de  Sampayo, S. Paio do Monte 

Debate 

Com Luandino Vieira, Henrique Espírito Santo e Jorge Campos 

Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira 

24 de Abril de 2010 

 

Júri do Concurso para Chefe de Comunicação e Relações Públicas 

Membro do Júri na qualidade de especialista 

Câmara Municipal de Cantanhede 

Cantanhede, 12 de Janeiro de 2010 

 

Por este rio acima (Faculdade de Engenharia do Porto) 

Ciclo de palestras complementares à exposição sobre o rio Douro 

Palestra  

O Douro no cinema 

Biblioteca da FEUP 

Porto, 12 de Novembro de 2009 

 

XI Grande Noite do Fado Académico 

Estreia do documentário  

À Procura de um Fado (2009) de Jorge Campos 

Centro de Congressos da Alfândega 

Porto, 7 de Novembro de 2009 

 

6ª Edição do Ciclo de Fotografia e Cinema Documental Imagens do Real Imaginado 

Rosto Transversal 

Programador 

Organização do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE com a colaboração da Alliance Française, Goehte Institut, University of Wales (Newport) e CPF (Centro Português de Fotografia) 

Participantes: Anna Fox, Floreal Peleato, Mark Durden, John Goto,  Olívia Silva, António Durães, Rita Catro Neves, Pedro Sena Nunes, Jorge Campos, Regina Guimarães, António Roma Torres, Filipe Lopes 

Biblioteca Almeida Garrett e Cinema Passos Manuel 

Porto. 2 a 6 de Novembro de 2009 

 

I Seminário História de Roteiristas: Novo Paradigma do Cinema Brasileiro 

Universidade Presbiteriana McKenzie 

Membro do Comité Técnico- Científico 

Comumicação: 

“Regresso ao Real Imaginado” 

São Paulo, 29, 30 e 31 de Outubro de 2009 

 

Laboratório de Ideias  

Departamento de Artes da Imagem da ESMAE com a Alliance Française 

Programador 

ESMAE, Porto,  12 a 16 de Outubro de 2009 

 

Bienal de Cerveira 

“A Cultura do Poder ou o Poder da Cultura” 

Debate 

José Manuel Vaz Carpinteira, Ilda Figueiredo, Manuel Serrão, Manuel Queiroz, Assunção Lemos, Manuel Correia Fernandes, Calos Martins, Jorge Campos 

Participação especial: Manuel Alegre 

Moderador Henrique Silva 

Vila Nova de Cerveira, 14 de Agosto de 2009 

 

FEST (3º Festival Internacional de Cinema Jovem) 

Training Ground 

Biographical films: the new trend? 

Painel  

Biopics a new trend? 

com Miguel Gonçalves Mendes, Zé Pedro (Xutos e Pontapés) e Jorge Campos 

Espinho,  9 a 16 de Junho de 2009 

 

Semana Internacional ISMAI 2009 

Extensão Cultural 

A Cultura em Debate 

Com Manuela Melo, Sofia Lourenço e Jorge Campos 

Moderação Prof. Doutor Amadeu Fernandes 

Comunicação: 

“Cultura e Entretenimento” 

ISMAI, Maia, 2 de Junho de 2009 

 

Olhares Frontais 

VII Encontros de Viana 

Apresentação do documentário:  

O Meu Coração Ficará no Porto (2008) de Jorge Campos   

Teatro Municipal de Sá de Miranda 

Viana do Castelo, 9 de Maio de 2009 

 

Ciclo de Fotografia e Cinema Documental 

5ª edição 

Imagens do Real Imaginado – O Poder das Imagens 

Programador 

Organização do Curso de Tecnologia da Comunicação Áudiovisual da ESMAE do Instituto Politécnico do Porto com o apoio do Governo Civil do Porto, Project Elysée, Alliance Française, Goethe Institut e Curtas Metragens de Vila do Conde 

Participantes: Val Williams, Manoel de Oliveira, José Manuel Costa, Christian Milovanoff, Ken Grant, Olívia da Silva, Ulrich Hagele, Margarida Ledo Andión, Ineke Mertens, Els Fieuw, Frédéric Sabouraud, António Pedro Vasconcelos, Jorge Campos, Fátima Lambert, Ray Muller, Ensemble de estudantes da ESSE sob a orientaçºao de Francisco Monteiro e Combo de Jazz das ESMAE.    

Biblioteca Almeida Garrett 

Porto, 3 a 7 de Novembro de 2008 

 

Apresentação do documentário:  

O Meu Coração Ficará no Porto (2008) de Jorge Campos   

Biblioteca Almeida Garrett 

Porto, 3 a 7 de Novembro de 2008 

 

 

FIKE 2007 

Membro do Júri Internacional com Beatriz Batarda, Kamram Shirdel, João Cerqueira e Leonardo Autera 

 

Masterclass:  

“Viagem Pelo Documentário Político” 

Sinopse: 

Agir cinematicamente sobre o mundo. Questão prévia: haverá alguma coisa que não seja política? Não estando certo quanto à resposta, embora a pergunta pareça conter uma resposta implícita, parto para uma segunda questão: o documentário é o quê? Não estou certo de alguém estar certo de ter a certeza. O documentário assume uma tão grande variedade de formas, que qualquer tentativa de o enclausurar hiperbolicamente colide com o seu incessante e sempre renovado movimento interior. Como, então, ousar uma viagem sobre algo tão esquivo como o documentário, ainda por cima político? Pois bem: assumindo o risco de um destino improvável, tomando o real como ponto de partida e o mundo como horizonte de chegada. Agindo cinematicamente. Os itinerários estão mapeados: rumores de guerra civil, pactos com o diabo, memória e esquecimento de campos de concentração, propósitos sociais, ecos de revoluções, guerras, a guerra do Iraque. Itinerários que são encruzilhadas, encruzilhadas que convocam a aventura do olhar. O olhar, por vezes, é oblíquo.  

Auditório da Universidade de Évora 

16 a 24 de Novembro de 2007 

 

Ciclo de Fotografia e Cinema Documental 

4ª edição 

Imagens do Real Imaginado – Olhares sobre a Cidade 

Programador 

Organização do Curso de Tecnologia da Comunicação Áudiovisual do Instituto Politécnico do Porto com o apoio do Project Elysée, Alliance Française, Goethe Institut e Curtas Metragens de Vila do Conde. 

Participantes: Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Mike Hoolboom, Georges Dussaud, Luís Carvalho, Olívia da Silva, Helmut Farber, Gerard Collas, Jean-Luc Antonucci, Catarina Martins, Abi Feijó, Paulo Cunha e Silva, Virgílio Ferreira, Maria do Carmo Serem, Miguel Von Hafe Pérez   

Biblioteca Almeida Garrett 

Cinema Passos Manuel 

Porto, 5 a 10 de Novembro de 2007 

 

Ciclo de Conferências: Espaço e Representações 

Faculdade de Letras da Universidade do Porto 

Uma niniciativa da Secção da História de Arte do Departamento de Ciências e Técnicas do Património, FUP 

Conferência 

Arte e Cinema  

“As vanguardas artísticas dos Anos 20 e o documentário europeu no pós- guerra” 

Sinopse: 

Os anos 20 do século passado foram um verdadeiro laboratório para o cinema e para o conjunto das artes. O cruzamento de ambos os territórios deu lugar a narrativas que permitiram equacionar uma ordem cinematográfica plural. Associando a preocupação estética ao propósito social o filme documentário foi uma das vias prosseguidas, porventura aquela que produziu os resultados mais inesperados. Historicamente, o seu percurso conheceu numerosas derivas. Mas, tal como sucedeu com o documentário europeu após a II Guerra Mundial, a exploração da sua matriz seminal, que é o olhar do cinema, parece ser a garantia de um incessante e renovado movimento interior.  

Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras do Porto, 2 de Novembro de 2007 

   

Teatro  

Mal Vistos 

De Gemma Rodriguez 

28ª Produção Visões Úteis 

Comissário da Sessão de 28 de Outubro de 2007 

Teatro Helena Sá e Costa 

Poto, 18 a 28 de Outubro de 2007  

 

Olhares Frontais 

VII Encontros de Viana 

Masterclass: 

“O Documentário de Observação e o seu Labirinto” 

Sinopse: 

Que há de comum em Lindsay Anderson, Michel Brault, Robert Drew, nos irmãos Maysles, em Richard Leacock, Jean Rouch ou Frederick Wiseman? O que os aproxima? O que os afasta? Que representam o Free Cinema, o Cinema Directo e o Cinéma Vérité? As respostas a estas perguntas suscitam maior perplexidade do que consensos. Afinal, a História do Cinema e e Histórria do Documentário fazem realmente parte do mesmo edifício conceptual. E, em caso afirmativo, até que ponto? 

Teatro Municipal de Sá de Miranda 

Viana do Castelo, 12 de Maio de 2007 

 

Ciclo Literatura em Viagem 

“Da Literatura ao Celulóide” 

Painel  

Moderador: António Cabrita 

Participantes: Fernando Lopes, José Fonseca e Costa, Tabajara Ruas e Jorge Campos 

Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca 

Matosinhos, 22 de Abril de 2007 

 

Homenagem a Eugénio de Andrade 

Nos 60 anos de As Mãos e os Frutos   

Apresentação dos filmes O Poeta (1993) e Rosto Precário (1993) de Jorge Campos 

Cooperativa Árvore 

Porto, 11 de Abril de 2007 

 

Ciclo de Fotografia e Cinema Documental 

3ª edição 

Imagens do Real Imaginado - O Mundo 

Organização do Curso de Tecnologia da Comunicação Áudiovisual do Instituto Politécnico do Porto 

Programador 

Participantes: Gustav Deutsch, Mark Durden, Mercedes Alvarez, Rahul Roy e Jorge Campos 

Cinema Passos Manuel 

Porto, 6 a 10 de Novembro de 2006 

 

Ciclo de Fotografia e Cinema Documental 

3ª edição 

Imagens do Real Imaginado - O Mundo 

Masterclass   

“De Edward R. Murrow à invasão do Iraque: uma digressão sobre o cinema informativo e o documentário político na América” 

Sinopse: 

O cinema informativo ocupa um lugar importante e, muitas vezes, negligenciado na História do Cinema. Citzen Kane de Orson Welles começa com uma paródia a March of Time, newsreels que influenciaram fortemente o filme documentário dos anos 30 e 40 e muitos dos seus praticantes, entre os quais, John Grierson. Este cinema informativo podia ser frívolo, formalmente descuidado e até recorrer, amiúde, a falsificações. Zelig de Woody Allen tem a ver com tudo isso. Mas, também soube elevar-se a outros patamares, mesmo quando surgiu abertamente ligado à propaganda pela mão de mestres como Capra, Ford, Wyler ou Huston, para citar apenas alguns. No início dos anos 50, enquanto os cineastas franceses se batiam por um cinema de autor de forte ressonância poética e criativa, na América o documentário entrava na televisão pela mão de Edward R. Murrow e ajustava-se, não apenas às características do medium, mas também ao conceito de objectividade que serve às rotinas de produção das notícias. Em plena “caça às bruxas”, Murrow afronta o senador McCarthy, e vence. Mas, a partir de então, o documentário jornalístico americano, ao invés de prosseguir uma via atenta, criativa e acutilante, institucionaliza-se e serve fundamentalmente para legitimar a ideologia da Guerra Fria veiculada a partir da Casa Branca. Os campeões do cinema directo dos anos 60 ainda acreditam na possibilidade de um novo tipo de jornalismo televisivo, mas em breve se desiludem. Seria fora da televisão que fariam os seus melhores filmes. Com Wiseman e o seu método de observação algo de verdadeiramente diferente voltou a acontecer. A partir de então, o documentário americano foi assumindo uma grande variedade de formas e, no âmbito do cinema independente, tem vindo a produzir múltiplas obras de enorme contundência política. Ironicamente, o grande responsável por este surto parece ser George W. Bussh. O meu método de exposição basear-se-á, fundamentalmente, no comentário a excertos de filmes que exemplificam este percurso.  

Cinema Passos Manuel 

Porto, 6 de Novembro de 2006 

 

Ciclo de Cinema Europeu da FNAC 

Manual de instruções para gostar de Cinema 

Mesa Redonda 

Participantes: Manoel de Oliveira, Abi Feijó e Jorge Campos 

Auditório da FNAC, Stª. Catarina, Porto 

Porto, 22 de Maio de 2006 

 

Pós-Gradução “Assessoria em Comunicação” 

Seminário 

“Comunicação e Propaganda” 

Escola Superior de Jornalisno do Porto 

Porto, 29 de Abril 2006 

 

3ª Mostra Internacional de Escolas de Cinema 

Debate  

“O Documentário como género cinematográfico” 

Participantes: Leonor Areal, Manuela Penafria e Jorge Campos 

Escola Superior Artística do Porto 

Rivoli Teatro Municipal, 

Porto, 26 a 30 de Abril de 2006 

 

Semana Cultural da Escola Superior de Educação 

Apresentação do filme O Homem da Câmara de Filmar (1929), de Dziga Vertov 

Escola Superior de Educação do Porto 

Porto, 26 de Abril de 2006 

 

Apordoc 

Que Futuro para o Documentário Português? 

Mesa Redonda 

Participantes: Catarina Alves Costa, Pedro Sena Nunes, José Manuel Costa, José Filipe Costa, Daniel Blaufuks, Silvia Firmino, Miguel Gonçalves Mendes, Luisa Homem, Susana Sousa Dias e Jorge Campos. 

Lisboa, 18 de Abril de 2006 

 

Prémios da Cidade do Porto 

Nos 30 anos do 25 de Abril e nos 150 anos da morte de Almeida Garrett 

Comunicação:  

“O Cinema de Animação de Abi Feijó”  

Cooperativa Árvore 

Porto, 25 de Novembro de 2005 

 

Ciclo de Fotografia e Cinema Documental 

Imagens do Real Imaginado   

Labirintos do Olhar 

2ª Edição 

Programador 

Organização do Curso de Tecnologia da Comunicação Áudiovisual do Instituto Politécnico do Porto em colaboração com o Consulat de France 

Biblioteca Municipal Almeida Garrett 

Porto, 10 a 14 de Outubro de 2005 

 

Encontro Internacional de Investigadores 

O Ensino Documental/ O Documental no Ensino 

Participação e Exposição sobre a Odisseia nas Imagens   

Participantes: 

Margarida Ledo Andión (Universidade de Santiago de Compostela) 

Josep M. Catalã (Universidade Autónoma de Barcelona) 

Margarida Cardoso (Universidade Lusófona) 

Jorge Campos (Instituto Politécnico do Porto) 

Jordi Balló (Universidade Pompeu Fabra) 

Michael Chanan (Universidade West of England – Bristol) 

José Quinta Ferreira (IPP) 

Universidade de Santiago de Compostela  

Santiago de Compostela, 21 a 23 de Setembro de 2005 

 

Homenagem a António Gaio, fundador do Cinanima 

 “António Gaio e o Cinema de Animação em Portugal” 

Painel  

Participantes Isabel Pires de Lima, Ministra da Cultura, José Mota, Presidente da Câmara de Espinho Beatriz Pacheco Pereira do Fantasporto, Manuela Lima da Casa da Aninação e Jorge Campos 

Casa da Animação 

Porto, 19 de Julho de 2005 

 

II Encontros Luso-Galegos de Comunicação e Cultura 

Comunicação:  

“Em defesa de um modelo de serviço público de televisão descentralizado: a segmentação e o caso português” 

Consello de Cultura Galega 

Santiago de Compostela, 4 e 5 de Novembro de 2004 

 

O Documentário 

Seminários de História e Teoria do Documentário 

Universidade Católica do Porto  

Porto, Setembro a Dezembro de 2004 

 

Ciclo sobre fotografia e cinema documental 

Imagens do Real Imaginado 

Um outro modo de dar a ver o mundo 

Programador 

Organização do Curso de Tecnologia da Comunicação Áudio-Visual do Instituto Politécnico do Porto em colaboração com o Consulat de France 

Biblioteca Municipal Almeida Garrett 

Porto, 18 a 23 de Outubro de 2004 

 

Ciclo de Fotografia e Cinema Documental 

Imagens do Real Imaginado 

Um outro modo de dar a ver o mundo 

Masterclass  

“O documentário americano na era de George W. Bush” 

Biblioteca Municipal Almeida Garrett 

Porto, 21 de Outubro de 2004 

 

TakeTwo 

À volta do cinema em Português: Ensino, Festivais, Crítica, Práxis 

Moderador  

Paricipantes: António Costa Valente, Lauro António, Vieira Marques, António Reis, Leopoldino Serrão, Miguel Dias e Romi Soares 

Auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto 

Porto, 12 de Outubro de 2004 

 

“Humanidades” de Jorge Campos   

 Apresentação do documentário de carácter pedagógico por encomendado pelaa Faculdade de Letras do Porto com vista a chamar a atenção para a actualidade da área das Humanidades. 

Autor 

Estreia na presença do Reitor da Universidade do Porto no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras durante a Semana Aberta em Outubro de 2004. 

Porto, 10 de Outubro de 2004  

 

Curso de Documentário 

Seminários  

História e Teoria do Documentário 

(destinados a formandos com elevadas qualificações) 

Videoteca de Lisboa – Câmara Municipal de Lisboa 

Lisboa, de 3 a 21 de Maio de 2004. 

 

Colóquio: O 25 de Abril de 1974 numa perspectiva de História Local 

Associação de Professores de História 

Mesa Redonda 

Participantes: Coronel António Delgado, Avelino Gonçalves, Fernanda Dantas, Manuel Loff e Jorge Campos 

Biblioteca Almeida Garrett 

Porto, 28 de Abril de 2004 

 

Ciclo de conferências do Instituto Abel Salazar 

Qual é a Medida do Mundo? 

A Escala de Abel Salazar 

Conferência  

“If it bleeds, it leads” - Visão panorâmica do sensacionalismo nas imagens em movimento dos Irmãos Lumière até ao jornalismo electrónico dos nossos dias” 

Auditório da Reitoria da Universidade do Porto  

Porto, 18 de Março de 2004 

 

Festival de Cinema Luso-Brasileiro 

Masterclass 

“Dois filmes de Manoel de Oliveira: Douro, Faina Fluvial e O Porto da Minha Infância” 

Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira  

Santa Maria da Feira, 11 de Dezembro de 2003 

 

Apresentação de Manthia Diwara, cineasta e escritor 

Comunicação:  

“A propósito de We won’t budge” de Manthia Diwara 

Rivoli – Teatro Municipal 

Porto, 4 de Dezembro de 2003 

 

Apresentação do livro de Carlos Fino “A Guerra em Directo” 

Comunicação:  

“A pressão de ir para o ar” 

Livraria Lello  

Porto, 3 de Dezembro de 2003 

 

Festa Mundial da Animação 

Escolas Europeias de Animação 

Mostra de Filmes e Debates 

Painel: 

O Ensino da Animação em Portugal 

Participantes: Francisco Gaitto, José António Fonseca e Jorge Campos 

Casa da Animação 

Porto, 25 a 28 de Outubro de 2003 

 

Curso de Documentário 

Módulo de História do Documentário 

(destinado a profissionais de várias áreas) 

Formador 

Videoteca de Lisboa – Câmara Municipal de Lisboa 

Lisboa, de 9 de Maio a 7 de Junho de 2003.  

 

Confrontar a Realidade: Questões sobre o Documentário 

Coordenador 

1º Painel: O Lugar do Documentário 

Participantes: Margarida Ledo Andión, Luís Costa e Jorge Campos 

2º Painel: O Documentário e a Televisão 

Participantes: Paul Kriwaczek, José Ribeiro e Dinis SottoMayor 

Escola Superior de Jornalismo do Porto 

Porto, 5 de Junho de 2003 

 

Mesa redonda:  

“Confrontar o Real” 

Com Margarida Ledo Andión, Paul Kriwaczeck e José Ribeiro 

Comunicação:

“O Lugar do Documentário” 

Escola Superior de Jornalismo do Porto  

Porto, 5 de Junho de 2003  

 

Odisseia nas Imagens - Competição de Escolas 

Coordenador em colaboração com Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior de Jornalismo do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Santiago Compostela, Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade Fernando Pessoa. 

Casa das Artes  

Porto, de 13 a 17 de Novembro de 2001 

 

Lançamento do Livro A História do Cinema de Animação em Portugal, de António Gaio 

 

Odisseia nas Imagens 

Painel 

“O papel do Cinanima na Animação Portuguesa” 

Participantes: Rui Zink, António Gaio e Jorge Campos 

Centro Multimeios de Espinho 

Espinho, 10 de Novembro de 2001 

 

Exposições de Wiiliam Klein 

Odisseia nas Imagens 

Programador com Dario de Oliveira 

Wiiliam Klein – Irónico e devorador 

FNAC Sta. Catarina, de 20 de Outubro de 2001 a 05 de Janeiro de 2002 

William Klein – Mode In and Out 

FNAC Norte Shopping, de 20 de Outubro de 2001 a 05 de Janeiro de 2002 

William Klein – Contacts 

Casa das Artes  

Porto, de 21 de Outubro a 12 Novembro de 2001 

 

Como Salvar o Capitalismo / Outras Paisagens 

Festival Internacional do Documentário e Novos Media do Porto 

Odisseia nas Imagens 

Programador com Margarida Ledo Andión, Dario Oliveira e Miguel Dias 

Rivoli Teatro Municipal – Grande Auditório, Casa das Artes  

Porto, de 10 de Setembro a 17 de Novembro de 2001.  

 

Exposição: Imagens de Choque (Fotojornalismo) 

Odisseia nas Imagens 

Programador em colaboração com o Festival du Scoop et du Journalisme de Angers 

Casa das Artes 

Porto, de 21 de Outubro a 12 de Novembro de 2001. 

 

Fórum: O Choque das Imagens 

Odisseia nas Imagens 

Programador em colaboração com Margarida Ledo Andión e Le Monde Diplomatique 

 

Painéis: 

Imagens Globais 

Equilíbrios Instáveis 

Propagandas Silenciosas 

Filmes apresentados: 

Turbulances, de Carole Poliquin 

Koyaanisqatsi, de Godfrey Reggio 

L’Age de la Performance, de Carole Poliquin 

Powaqqatsi, de Godfrey Reggio 

Participantes: 

Ignacio Ramonet 

Margarida Ledo Andión 

Borges Coelho 

Pedro Baptista 

Jorge Pedro Sousa 

Diana Andringa 

Jorge Campos 

Casa das Artes e Biblioteca Almeida Garrett  

Porto, dias 27/28 de Outubro e 8 de Novembro de 2001 

 

Festival Internacional do Documentário e Novos Média do Porto 

Odisseia nas Imagens 

Coordenador e Programador com Dario de Oliveira e Miguel Dias 

Casa das Artes 

Porto, de 26 de Outubro a 2 de Novembro de 2001 

 

Como Salvar o Capitalismo 

Odisseia nas Imagens 

Masterclasses 

Programador 

 “Cineasta, Pintor, Poeta, Fotógrafo”, por William Klein 

“ Making Visible the Invisible”, por Nina Rosenblum e Dennis Watlington 

“Do Homo Sapiens ao Homo Zapiens” por Llorencç Soler 

 “A mentira da Verdade”, por Javier Rioyo 

“Cinéma Vérité: O Cinema Directo e o Documentário de Televisão”, por Amir Labaki 

 “Lies, Damn Lies and Documentaries”, por Brian Winston 

Casa das Artes 

Porto, de 25 de Outubro a 1 de Novembro 

 

Retrospectiva William Klein  

Odisseia nas Imagens 

Programador 

Com a presença de William Klein e de Jeanne Klein 

Filmes apresentados: 

The Little Richard Story 

In and Out of Fashion 

Muhamad Ali, the Greatest 

Far from Vietnam 

Eldridge Cleaver, Black Panther 

Mr. Freedom 

Contacts 

Broadway by Light 

Who are You Polly Magoo? 

The Messiah 

Outros Filmes apresentados: 

Don’t Look Back de D.A. Pennebaker 

Ya Kuba de Mikheil Kalatozishvili 

Havanna, Mi Amor de Uli Gaulke 

Crazy de Heddy Honigman 

Gimme Shelter de Albert Maysles 

What’s happenning (Beatles in America) de Albert Maysles 

Casa das Artes 

Porto, de 21 a 25 de Outubro de 2001 

 

Workshop Imagens da Ciência 

Odisseia nas Imagens 

Programador e Coordenador em colaboração com o CNRS de Paris 

Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto 

Formadores: Anne Papillaul, Jean Douchet  e Jean François Dars  

Porto, 4 a 18 de Setembro de 2001 

 

Mostra Atlântica  de Televisão (MAT) 

Organização RTP 

Com o apoio do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura (Odisseia nas Imagens) 

Conferência  

O Audiovisual no Séc. XXI – O Desafio das Euroregiões 

Participantes: Manuela Melo, Margarida Ledo Andión e Jorge Campos 

Hotel Sheraton  

Porto, 19 de Junho de 2001 

 

Coordination Européenne des Festivals de Cinéma 

Documentaires, Festivals, Cinéma et Télévision 

Participação 

‘’Como comunicar o Documentário ‘’  

Centre de Conférence “Le Charlemagne” 

Bruxelas, 15 de Junho de 2001 

 

Mr. Death, a América de Errol Morris 

(Retrospectiva de Autor) 

Odisseia nas Imagens 

Programador com Dario Oliveira e Miguel Dias 

Filmes apresentados: 

A Brief History of Time 

Eyeball to Eyeball, (First Person Series) 

Fast, Cheap and Out of Control 

Gates of Heaven 

I Dismember Mama, (First Person Series) 

In the Kingdom of the Unabomber, (First Person Series) 

Mr. Death: the Rise and Fall of Fred A. Leuchter, Jr. 

Mr. Debt, (First Person Series) 

Smiling in a Jar, (First Person Series) 

Stairway to Heaven, (First Person Series) 

The Killer Inside me, (First Person Series) 

The Little Gray Man, (First Person Series) 

The Parrot, (First Person Series) 

The Stalker, (First Person Series) 

The Thin Blue Line 

Vários spots publicitários 

Vernon, Florida 

You’re Soaking in it, (First Person Series) 

A Brief History of Errol Morris, de Kevin Macdonald 

Participantes: 

Álvaro Domingues – Geográfo 

António Roma Torres – Médico 

Carolina Leite – Socióloga 

João Lopes - Crítico de cinema 

João Mário Grilo – Realizador 

João Teixeira Lopes – Sociólogo 

Luís Fernandes – Historiador 

Luís Miguel Duarte – Historiador 

Mário Melo Rocha – Jurista 

Paulo Cunha e Silva –Professor de Anatomia 

Rui Mota Cardoso -Psicólogo 

Stan Schwart z -Crítico de cinema 

Auditório de Serralves 

Porto, 23/24/31 Março e 2/3 Abril de 2001 

 

 

Lugares da Imagem 

 (Masterclasses)  

Odisseia nas Imagens 

Programador 

“Novas tecnologias e futuro da ficção” por António Pedro Vasconcelos 

 “O olhar pornográfico e outras perversões ópticas” por Román Gubern 

 “Fotografia: entre o segredo e a suspeita” por Joan Fontecuberta 

“O Olhar Doc” por Margarida Ledo Andión 

Rivoli Teatro Municipal – Pequeno Auditório 

Porto, de 15 a 21 de Março de 2001 

 

 

Colóquio Tendências do Audiovisual Europeu  

“Políticas Sectoriais e Nichos de Mercado” 

Odisseia nas Imagens 

Coordenador:  

Organização da Fundação da Ciência e Desenvolvimento em colaboração com a Reitoria da Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia do Porto e Odisseia nas Imagens. 

Painéis:  

-Ensino, Produção de Conteúdos e Nichos de Mercado; 

-Os Festivais enquanto elementos de promoção do Audiovisual Europeu – impacto local e regional e formação de novos públicos; 

-Jornalismo, Ensino e Vocações. 

Participantes por ordem alfabética:  

Abi Feijó (Casa da Animação) 

Alain Lebouc (Festival du Scoop et du Journalisme de Angers) 

Alberto Arons de Carvalho (Secretário de Estado da Comunicação Social) 

António Fragoso (Mostra Atlântica de Televisão – MAT) 

António Gaio (Cinanima) 

António Pedro Vasconcelos (Cineasta, especialista em assuntos do audiovisual europeu) 

Carlos Carballo (TV Galiza) 

Elíseo de Oliveira (Foco-RTP) 

François Ballais (Coordenador dos Festivais Europeus de Cinema) 

Georges Bollon (Festival Internacional de Curtas Metragens de Clermont Ferrand) 

Giles Oakley (BBC) 

Jorge Campos (Odisseia nas Imagens – Sociedade Porto 2001) 

José Azevedo (Faculdade de Letras do Porto) 

José Rebelo (ISCTE) 

Manuela de Melo (Sociedade Porto 2001) 

Margarida Ledo Andíon (Universidade de Santiago de Compostela) 

Mário Dorminsky (Fantasporto) 

Marques dos Santos (Vice Reitor da Universidade do Porto) 

Novais Barbosa (Reitor da Universidade do Porto) 

Nuno Cardoso (Presidente da Câmara Municipal do Porto) 

Nuno Rodrigues (Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde) 

Paquete de Oliveira (ISCTE) 

Pilar Gonzalez (Universidade de Santiago de Compostela) 

Pimenta Alves (INESC – Porto) 

Rui Centeno (Faculdade de Letras do Porto) 

Simon Evans (Sheffield Documentary Film Festival) 

Xosé Lopez (Universidade de Santiago de Compostela) 

Faculdade de Engenharia do Porto 

Porto, 6 e 7 de Dezembro de 2000 

 

Workshop Iniciação à Reportagem em Televisão  

Odisseia nas Imagens 

Coordenador 

Formador: Stéphane Manier 

Conteúdo Programático: 

 

Conhecimento de Betacam (noções básicas sobre o seu funcionamento); 

Técnicas de filmagem; 

Linguagem das imagens e sons; 

Iluminação; 

Noções de filmagem e gravação do som na entrevista; 

Preparação e construção da reportagem; 

Trabalho colectivo na reportagem; 

Montagem; 

Misturas; 

Comentário sobre as imagens; 

Atelier de escrita; 

A Entrevista 

Universidade Fernando Pessoa   

Porto, 6 a 17 de Novembro de 2000  

Workshop Documentário de Televisão 

Odisseia nas Imagens 

Coordenador 

Formadores: Hugh Purcell  e Paul Kriwaczeck 

Conteúdo programático: 

 

Tecnologia e linguagem da televisão. 

Narrativa visual. 

Como encontrar uma história. 

Como contar uma história. 

Como produzir. 

Filmagem e montagem 

Escola Superior de Jornalismo do Porto  

Porto, 6 a 10 de Novembro de 2000 

 

 

Workshop Documentário de Televisão 

(destinado a profissionais) 

Odisseia nas Imagens 

Coordenador 

Formador: Paul Kriwaczek 

Conteúdo programático: 

Tecnologia e linguagem da televisão. 

Narrativa visual. 

Como encontrar uma história. 

Como contar uma história. 

Como produzir uma história. 

Filmagem e montagem. 

Radiotelevisão Portuguesa – Estúdios do Monte da Virgem  

Vila Nova de Gaia, 18 a 22 de Setembro de 2000 

 

Teatro do Nordeste  

“A Cultura dos Media”  

Conferência:  

“Teatro, Cultura e Visibilidade Mediática: o Caso da Televisão” 

Teatro do Nordeste 

Viana do Castelo, 9 de Junho de 2000 

 

Congresso 

“As Ciências da Comunicação na Viragem do Século” 

Comunicação 

“Documentários de Televisão: subsídios para a recuperação de um género” 

Fundação Calouste Gulbenkian 

Lisboa, 22 a 24 de Março de 1999 

 

 

Cimeira Ibero-Americana 

“Jornalismo e Globalização” 

Procura, oferta e excesso de oferta informativa. 

Os desafios para uma informação livre, plural e verdadeira 

Participantes: Tito Drago, Lídia Rebouças, Mário Bethencourt Resendes e Jorge Campos 

Conferência: 

 “Ser Universal sendo Regional” 

Associação Nacional dos Jovens Empresários 

Porto, 15 de Outubro de 1998 

 

O Guión e o Estilo Documental 

Curso de Posgrao (II Edición) 

Elementos no Documental 

Participação em Masterclass com Llorenç Soler e Fernando de Felipe 

Universidade de Santigago de Compostela 

Santiago de Compostela, Março a Junho de 1998 

 

Jornadas Culturais da Escola Superior de Jornalismo do Porto 

“A Formação dos Jornalistas e os Novos Rumos da Comunicação Social” 

Participantes: Cândida Pinto, Jacinto Godinho e Jorge Campos 

Comunicação  

“Jornalismo de Investigação” 

Reitoria da Universidade do Porto,  

Porto, 23 e 24 de Março de 1998 

 

Conferências de Outubro 

Sindicato dos Jornalistas 

Painel 

“Ensino do Jornalismo: Formação de Desempregados” 

Participantes: Mário Mesquita, Fernando cascais, Luís Humberto Marcos, Cesaltina Pinto e Jorge Campos 

Auditório da Reitoria da Universidade do Porto 

Porto, 17 de Outubro de 1997 

 

“Galícia, España, Portugal e as Factorías de Futuro” 

Organização do do Consello da Cultura Galega 

Conferência  

“O Serviço Público de Televisão em Tempo de Mudança: Reflexões sobre o Caso Português” 

Salón de Actos do Consello da Cultura Galega 

Santiago de Compostela, 5 e 6 de Junho de 1997 

 

Forum for European Journalism Students 

“O Jornalismo e as Novas Tecnologias de Informação” 

Sessão plenária: “Virtual Reality, Television and Society – Previewing the Future” 

Participantes: René Gardies, Alberto José Proença, Lurdes Camacho e Jorge Campos 

Comunicação 

“Reflexões em torno do futuro dos centros regionais do serviço público de televisão: o caso do Centro de Produção do Porto da RTP” 

Auditório da Universidade do Minho  

Braga, 11 a 14 de Março de 1997. 

 

Jornadas de Comunicação 

Conferência 

Reflexões em torno de um texto de Xosé Soengas 

“Falso, mas credível: a metamorfose mediática” 

Universidade do Minho 

Braga, 17 de Janeiro de 1997 

 

Debates da Associação 25 de Abril 

Marx, hoje ou o fim das ideologias 

Participação com Eduardo Lourenço, Cáceres Monteiro, Rui Osório e Mário Mesquita 

Faculdade de Economia do Porto 

Porto, 28 de Abril de 1994 

 

TORGA 

1º Congresso Internacional 

Instituto Erasmus 

Autor:  

Apresentação do Documentário “Torga” em Estreia Nacional 

Universidade Fernando Pessoa 

Porto, 3 a 5 de Março de 1994 

 

63 ª Edição da Feira do Livro do Porto 

Coordenador executivo da estratégia de Comunicação para a 63ª Feira do Livro do Porto naquilo que foi uma experiência pioneira com estudantes universitários de Comunicação Social para efeito da produção de conteúdos e publicações para a Feira do Livro do Porto. 

Palácio de Cristal 

Porto, 1993  

 

 

Comemorações dos 25 Anos da Associação para o Planeamento da Família 

“Os mass media e a sexualidade” 

Comunicação 

“A lógica conformadora dos media”  

Participantes: José Manuel Teixeira de Sousa, Catarina Furtado e Jorge Campos 

Auditório da Reitoria da Universidade do Porto 

Porto, 30 de Maio de 1992 

 

Curso de Formação “História de Jornalismo, Empresa Jornalística, Jornalismo Especializado”  

Formador - Módulo de Jornalismo Especializado. 

Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), 

Porto, 1986. 

C A T E G O R I A S

Ensaios, conferências, comunicações académicas, notas e artigos de opinião sobre Cultura. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes  quando se justificar.

Atualidade, política, artigos de opinião, textos satíricos.

Arquivo. Princípios, descrição, reflexões e balanço da Programação de Cinema, Audiovisual e Multimédia do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, da qual fui o principal responsável. O lema: Pontes para o Futuro.

Estático
Iluminação Camera

Notas pessoais sobre acontecimentos históricos. Memória. Presente. Futuro.

televisão sillouhette

Ensaios, conferências, comunicações académicas, textos de opinião. notas e folhas de sala publicados ao longo de anos. Sem preocupações cronológicas. Textos recentes quando se justificar.

Textos avulsos de teor literário nunca publicados. Recuperados de arquivos há muito esquecidos. Nunca houve intenção de os dar à estampa e, o mais das vezes, são o reflexo de estados de espírito, cumplicidades ou desafios que por diversas vias me foram feitos.

Notas, textos de opinião e de reflexão sobre os media, designadamente o serviço público de televisão, publicados ao longo dos anos. Textos  de crítica da atualidade.

Imagens do Real Imaginado (IRI) do Instituto Politécnico do Porto foi o ponto de partida para o primeiro Mestrado em Fotografia e Cinema Documental criado em Portugal. Teve início em 2006. A temática foi O Mundo. Inspirado no exemplo da Odisseia nas Imagens do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura estabeleceu numerosas parcerias, designadamente com os departamentos culturais das embaixadas francesa e alemã, festivais e diversas universidades estrangeiras. Fiz o IRI durante 10 anos contando sempre com a colaboração de excelentes colegas. Neste segmento da Programação cabe outro tipo de iniciativas, referências aos meus filmes, conferências e outras participações. Sem preocupações cronológicas. A Odisseia na Imagens, pela sua dimensão, tem uma caixa autónoma.

Todo o conteúdo © Jorge Campos

excepto o devidamente especificado.

     Criado por Isabel Campos 

bottom of page